Diretor(a) da Unidade Médica Brasileira (BRAMU)

  • Salário:
    Salário a combinar
  • Nível:
    Supervisão/Coordenação
voltar

Descrição da Vaga

Local de trabalho:
  • Rio de Janeiro, RJ, BR (1 vaga)
Horário:

09h às 18h

Nível:

Supervisão/Coordenação

Contratação:

Efetivo – CLT

Esta vaga não está recebendo novos currículos

Entenda os possíveis motivos:

  • - A empresa definiu a vaga como fechada ou encerrada.
  • - A vaga atingiu sua data de expiração.
  • - A vaga foi cancelada pela empresa.

Responsável por desenvolver a estratégia e direcionar a Unidade Médica de MSF-Brasil (BRAMU – Brasil Medical Unit), definindo as modalidades de implementação, considerando a política médica de MSF, para que tanto a coerência como a qualidade sejam asseguradas. 

MSF-Brazil Medical Director is responsible for developing the strategy and directing the MSF-Brazil Medical Unit (BRAMU), defining implementation modalities, taking into consideration  MSF medical policies, ensuring both coherence and quality.


(ENGLISH BELOW)


SOBRE MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária médica independente e internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias em mais de 70 países do mundo. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

MSF oferece assistência imparcial, com base apenas na necessidade dos pacientes, independentemente de sua origem étnica, gênero, credo ou afiliação política. Para manter sua independência de interferência política, MSF depende das doações de indivíduos para a maioria de seus rendimentos. Esse financiamento privado nos dá a liberdade de responder às maiores necessidades de forma independente e tão rápida quanto possível.

MSF-Brasil é um dos 31 escritórios de MSF distribuídos pelo mundo, que reúnem recursos financeiros, recursos humanos e expertise para os projetos de terreno. MSF-Brasil, localizado no Rio de Janeiro, é uma seção associada ao Centro Operacional de Bruxelas e tem suas atividades financiadas com recursos de cidadãos brasileiros.

Em 2018, 190 brasileiros de diversas especialidades foram enviados por MSF-Brasil para projetos pelo mundo. MSF-Brasil conta com mais de 480 mil doadores.

SOBRE A BRAMU – Unidade Médica Brasileira

A Unidade Médica Brasileira, BRAMU desde sua criação no final de 2007, mudou o foco de seu portfólio e abordagem. Em seu momento inicial, deu foco para tuberculose, HIV, treinamento, Advocacy, tendo então mudado para pediatria, doenças infecciosas emergentes (com forte foco em chagas, dengue e arbovírus). Nos últimos anos, os desafios crescentes em torno da migração, situações não convencionais de violência e doenças emergentes permitiram à BRAMU consolidar sua identidade como uma unidade equipada para responder a essas questões por meio de uma abordagem multidisciplinar abrangente aplicando antropologia, ciências sociais, pesquisa qualitativa e quantitativa.

A BRAMU agora é composta por um epidemiologista, uma cientista social, um antropólogo, uma referente de saúde do adolescente (posição do Centro Operacional de Bruxelas com base na BRAMU), um assessor de promoção da saúde / engajamento comunitário (cargo do Centro Operacional de Barcelona baseado na BRAMU) e um diretor.

O momento atual coincide com a expansão da Unidade e consolidação dentro do Movimento.


RESPONSABILIDADES DO CARGO

O/a Diretor/a Médico de MSF-Brasil é responsável por desenvolver a estratégia e direcionar a Unidade Médica de MSF-Brasil (BRAMU – Brasil Medical Unit), definindo as modalidades de implementação, considerando a política médica de MSF, para que tanto a coerência como a qualidade sejam asseguradas.

O/a diretor dirige a unidade de forma a contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde prestados por MSF em contextos de migração, situações não-convencionais de violência, condições emergentes de saúde e junto a populações vulneráveis, especialmente através de uma abordagem multidisciplinar (Médica, Epidemiológica e das Ciências Sociais) nos processos de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos.

Além disso, garante a coerência com as necessidades e oportunidades operacionais, buscando contribuir para a missão social de MSF e o cuidado de nossos pacientes, através de apoio técnico, desenvolvimento e integração de metodologias inovadoras de pesquisa, treinamentos e análise.

1. Liderança Estratégica da BRAMU

• Direcionar a equipe da BRAMU no apoio prestado aos projetos de MSF em contextos de migração, situações não-convencionais de violência, condições emergentes de saúde e junto a populações vulneráveis; de forma proativa, considerando as necessidades operacionais.

• Com proatividade, fornecer ímpeto e sugestões práticas sobre como avançar na construção de um portfólio respondendo a perguntas sobre os desafios operacionais de MSF, e sobre provisão de saúde em crises humanitárias em geral.

• Promover o aumento da capacidade interna da BRAMU através de gestão participativa e sinérgica da unidade, desenvolvimento de novas abordagens, implementação de ferramentas existentes e recomendações técnico-operacionais.

• Garantir análise transversal e integral de projetos de MSF e capitalização de experiências através da elaboração de documentos estratégicos, propostas metodológicas, recomendações técnico-operacionais e diretrizes provenientes dos resultados de pesquisa e análise, sempre visando o aumento da efetividade e impacto dos projetos de MSF.

• Contribuir para melhorar a reflexão e apoiar o desenvolvimento de sistemas de dados e sua implementação em missões. Juntamente com os membros da equipe, assegurar o acompanhamento e a supervisão contínuos dos dados médicos vinculados a estudos específicos da BRAMU.

• Interagir regularmente com as operações durante o exercício de planejamento estratégico anual e / ou a definição de perspectivas médicas e operacionais.

• Coordenar a qualidade do desenvolvimento dos protocolos de investigação da BRAMU, dar suporte editorial e facilitar revisões de ética sob a orientação e responsabilidade delegada do Conselho de Ética em MSF.

2. Networking e colaboração com Centros Operacionais, outras Unidades Médicas, missões e entidades de MSF nas Américas.

• Realizar de forma constante o mapeamento de atores e iniciativas de pesquisa científica relacionadas ao escopo da BRAMU, no Brasil e na América Latina, de modo a desenvolver uma visão holística das potencialidades e capacidades da região com o objetivo de agregar valor às operações de MSF e ao trabalho da unidade e promover reflexão acerca dessas temáticas

• Conectar com as missões e seções de MSF nas Américas para aumentar as sinergias e a colaboração na pesquisa operacional e apoio especializado aos projetos na região.

• Identificar e gerir a participação em eventos, treinamentos, conferências e/ou plataformas médicas relacionadas ao portfólio da BRAMU; representando MSF e apresentando o posicionamento e/ou contribuição do Movimento às temáticas propostas.

3. Planejamento, monitoramento e controle

• Assegurar boa interação e busca ativa de sinergias com os departamentos médicos nos Centros Operacionais e as demais unidades médicas no movimento.

• Em colaboração com MSF-Brasil e Centros Operacionais, efetuar o monitoramento da situação e tendências de saúde no Brasil e região, incluindo situações de emergência, de modo a compartilhar e disseminar a informação em tempo adequado e com recomendações específicas acerca do potencial envolvimento de MSF.

• Coordenar atividades e delegar responsabilidades ligadas ao compartilhamento de informações, disseminação e comunicação de atividades da BRAMU em: folhetos e publicações, dias de pesquisa operacional, dias científicos, boletins de notícias, conferências científicas e outros fóruns.

• Redigir relatórios anuais e de médio prazo, acompanhando constantemente a performance e os indicadores e KPIs da unidade, assim como o seu orçamento.

• Planejar, coordenar e conduzir o portfólio da Unidade incluindo as visitas ao terreno.

• Coordenar as atividades e a conclusão do relatório de atividades da BRAMU.

4. Gestão e desenvolvimento de equipe

• Contribuir para a gestão geral do escritório e estratégias de MSF-Brasil, através do seu papel ativo na Diretoria, a fim de apoiar na definição e na implementação de ações que estejam alinhadas entre MSF-Brasil e o Movimento.

• Assegurar avaliações anuais e feedback regular sobre o desempenho do trabalho dos membros da equipe.

• Promover o desenvolvimento da equipe da BRAMU, proporcionando ferramentas e oportunidades de aperfeiçoamento profissional alinhadas aos princípios e valores fundamentais de MSF, a fim de atingir os resultados estabelecidos no plano de ação e crescimento da equipe.

• Apoiar o treinamento no local de trabalho e a capacitação de recursos humanos para o apoio das atividades da BRAMU, em departamentos médicos e nas operações.


ABOUT MSF

Médecins Sans Frontières (MSF) is an international humanitarian organization that takes care of people affected by armed conflicts, natural disasters, epidemics, malnutrition or who have no access to health care.

It offers assistance based exclusively on the need of the populations, without discrimination of race, religion or political conviction and independently of political and economic powers. It is also MSF's mission to draw attention to the difficulties faced by the people in its projects.

MSF-Brazil is one of the 31 MSF offices around the world, bringing together financial and human resources and expertise to support MSF projects in more than 70 countries. MSF-Brasil office is located in Rio de Janeiro and has its activities funded by more than 400,000 Brazilian donors. In 2018, MSF-Brasil sent 190 Brazilians professionals from various specialties to projects around the world. MSF-Brazil currently has 480 thousand donors.

BRAMU – Brazilian Medical Unit

The Brazilian Medical Unit, BRAMU since its creation in late 2007 has changed the focus of its portfolio and approach. In the early days, it focused on TB, HIV, Training, and Advocacy, having progressively changed to Pediatrics, emerging infectious diseases (with strong focus on Chagas, Dengue and Arbovirus). During the last years, the growing challenges around migration, unconventional situations of violence and emerging diseases have enabled BRAMU to consolidate its identity as a unit equipped to respond to these issues through a comprehensive, multidisciplinary approach applying Anthropology, Social Sciences, qualitative and quantitative research.

BRAMU now is composed of an Epidemiologist, a Social Scientist, an Anthropologist, an Adolescent Health Referent (OCB position based at BRAMU), a Health Promotion/Community Engagement Advisor (OCBA position based at BRAMU) and a Director.

The current moment coincides with the expansion of the Unit and consolidation within the Movement. 


RESPONSIBILITIES

MSF-Brazil Medical Director is responsible for developing the strategy and directing the MSF-Brazil Medical Unit (BRAMU), defining the implementation modalities, taking into account  MSF medical policies, ensuring both coherence and quality.

S/He directs the unit to contribute to the improvement of health care provided by MSF in migration contexts, unconventional situations of violence, emerging health conditions and vulnerable populations, especially through a multidisciplinary approach (Medical, Epidemiological and Social Sciences) in the planning, implementation, monitoring and projects assessments.

In addition, s/he ensures the consistency with operational needs and opportunities, seeking to contribute to the social mission of MSF and the care of our patients through technical support, development and integration of innovative methodologies in research, training and analysis.


1. BRAMU Strategic Leadership

• Direct the BRAMU team when supporting MSF projects in migration contexts, unconventional situations of violence, emerging health conditions and vulnerable populations, taking into account operational needs.

• Proactively provide impetus and practical suggestions on how to move forward in building a portfolio by responding to issues involving MSF's operational challenges and health provision in humanitarian crises in general.

• Promote the growth of BRAMU's internal capacity through participatory management of the unit, development of new approaches, implementation of existing tools and technical-operational recommendations.

• Ensure transverse and integral analysis of MSF projects and capitalization of experiences through the elaboration of strategic documents, methodological proposals, technical-operational recommendations and guidelines derived from the results of research and analysis, always aiming to increase the effectiveness and impact of MSF projects .

• Contribute to the improvement of reflection, and support the development of data systems and their implementation in MSF missions. In collaboration with the team, ensure continuous monitoring and supervision of medical data linked to specific BRAMU studies.

• Interact regularly with operations, during the strategic and annual planning exercise and / or the definition of medical and operational perspectives.

• Coordinate the quality of the development of BRAMU research protocols, provide editorial support and facilitate ethical reviews under the guidance and responsibility delegated from the MSF Ethics Board.

2. Networking and collaboration with Operational Centers, other Medical Units, missions and MSF entities in the Americas.

• Constantly carry out the mapping of actors and scientific research initiatives related to the scope of BRAMU in Brazil and Latin America, in order to develop a holistic vision of the capacities of the region in order to add value to MSF operations, to the work of the unit and promote reflection on these themes

• Connect with missions and MSF sections in the Americas to increase synergies and collaboration in operational research and specialized support for projects in the region

• Identify and manage the team participation in events, trainings, conferences and / or medical platforms related to the BRAMU portfolio; representing MSF and presenting the Movement's position and / or contribution to proposed themes.

3. Planning, Monitoring and Control

• Ensure good interaction and active search for synergies with the medical departments in the Operational Centers and other medical units in the Movement.

• In collaboration with MSF-Brazil and Operational Centers, monitor the health situation and trends in Brazil and the region, including emergency situations, in order to share and disseminate information in a timely manner and with specific recommendations regarding the potential involvement of MSF.

• Coordinate activities and delegate responsibilities related to the sharing of information, dissemination and communication of BRAMU activities in: brochures and publications, operational research days, scientific days, newsletters, scientific conferences and other forums.

• Write annual and medium-term reports, constantly monitoring the unit's performance and indicators and KPIs, as well as its budget.

• Plan, coordinate and conduct the Unit's portfolio including site visits.

• Coordinate the activities and conclusion of the BRAMU activity report.


4. Management and Team Development

• Contribute to the overall management of MSF-Brazil's office and strategies, through its active role in the Management Team, in order to support the definition and implementation of actions that are aligned between MSF-Brazil and the Movement.

• Ensure yearly assessments and regular feedback on the work performance of team members.

• Promote the development of the BRAMU team, providing tools and opportunities for professional development in line with the fundamental principles and values of MSF, in order to achieve the results established in the team's action plan and growth.

• Support training in the workplace and training of human resources to support BRAMU activities, in medical departments and in operations.


Requisitos

(ENGLISH BELOW)

REQUISITOS DO CARGO

• Pós-Graduação ou Mestrado em Saúde Pública ou áreas afins;

• Mais de 5 anos de experiência no terreno (preferencialmente em coordenação) com MSF e/ou em escritório; 

• Mais de 3 anos de experiência em análise de dados. Experiência acadêmica é uma vantagem; 

• Inglês fluente; Português ou Espanhol avançado. 

COMPETÊNCIAS

• Compromisso com os Princípios de MSF

• Visão Estratégia

• Resultados e Orientação de Qualidade

• Trabalho de Grupo e Cooperação

• Gerenciamento de Estresse

• Pensamento Analítico

• Orientação de Serviço

• Planejamento e Organização

• Gerenciamento de Pessoas e Desenvolvimento

INSTRUÇÕES

• Prazo para candidatura: 28 de abril de 2019

• Salário: O salário está enquadrado na grade salarial estabelecida em MSF-Brasil.

• Estrangeiros: candidatos de diferentes países poderão se candidatar através deste link. Como reforçado em nossas condições, esta plataforma é governada pelas leis brasileiras e observa as práticas de comportamento ético na internet de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Europeia/GDPR (European Union's General Data Protection Regulation).

• Suporte: caso tenha qualquer questão técnica com o preenchimento de sua candidatura, por favor escreva para vaga.msfbrasil@rio.msf.org e responderemos assim que possível. Não recebemos candidaturas através deste e-mail. Apenas questões técnicas relacionadas à candidatura no nosso site.

• Retorno: Ficamos muito felizes com o seu interesse em trabalhar em MSF! Só gostaríamos de reforçar que, devido a um grande número de currículos que costumamos receber, podemos entrar em contato apenas com os candidatos aprovados na primeira fase do processo seletivo. 


POSITION REQUIREMENTS

• Post-graduation or Masters in Public Health or related areas;

• More than 5 years of field experience (preferably in coordination) with MSF and / or in HQ;

• More than 3 years of data analysis experience. Academic experience is an advantage

• Fluent English; Portuguese or Spanish advanced.

COMPETENCES

• Commitment to MSF principles

• Strategic vision

• Quality orientation

• Group work and cooperation

• Stress management

• Analytical thinking

• Service orientation

• Planning and organization

• People management

INSTRUCTIONS

• Application Deadline: April 28th, 2019

• Salary: The salary is established as defined by the salary grid of MSF-Brazil.

• Foreigners: Foreigners can also apply through the same link. As written in the Terms and Conditions, this platform shall be governed by the laws in force in the Federative Republic of Brazil, also observing the customs and practices that govern ethical behavior on the Internet in accordance with GDPR (European Union's General Data Protection Regulation).

• Support: If you have any technical questions regarding the online application write to us at: vaga.msfbrasil@rio.msf.org and we will answer you as soon as we can. We do not receive applications via this e-mail, only queries regarding any technical issues you may have. Não recebemos canidaturas através deste e-mail. Apenas questões técnicas relacionadas à candidatura no nosso site.

• Feedback: We are sorry that we cannot respond to each applicant individually. Due to the large volume of applications we receive, we are only able to respond to candidates who best match the qualifications of our open positions.

Benefícios

Informado na entrevista

Empresa Anunciante

MSF - Médicos Sem Fronteiras - Vagas Brasil

MSF - Médicos Sem Fronteiras - Vagas Brasil

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que lev...

CONHEÇA A EMPRESA

Código: 03794

Data de Cadastro: 02/04/2019

Data de Atualização: 29/04/2019

PUBLICIDADE: