Description and Responsibilities
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização médico-humanitária internacional que oferece cuidados de saúde a pessoas afetadas por conflitos, epidemias, desastres naturais ou exclusão do acesso à saúde em mais de 70 países, de forma neutra, imparcial e independente.
Alinhada às diretrizes de combate ao racismo dentro da instituição, MSF-Brasil incentiva e prioriza a inscrição de pessoas negras e indígenas em seus processos seletivos.
OBJETIVO
Dirigir a unidade de forma a contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde prestados por MSF em contextos de migração, situações não-convencionais de violência, condições emergentes de saúde e de origem ambiental e junto a populações em situação de vulnerabilidade, especialmente através de uma abordagem multidisciplinar [Médica, de Saúde Mental, Saúde Ambiental, Epidemiológica e das Ciências Sociais] nos processos de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de projetos.
Outrossim, garantir a coerência com as necessidades e oportunidades operacionais, buscando contribuir para a missão social de MSF e o cuidado de nossos pacientes, através de apoio técnico, desenvolvimento e integração de metodologias inovadoras de pesquisa, treinamentos e análise e distintas abordagens à saúde.
DESAFIOS
• Fornecer apoio técnico articulando os esforços para produção de dossiês e ações, com equipes de campo dos Departamentos Médicos e Operacionais a nível dos Centros Operacionais, o que exige forte capacidade de comunicação e negociação frente às múltiplas e articulações.
• Apoiar e liderar desde MSF Brasil a construção do apoio operacional de proximidade, médico-humanitário, aos projetos na região, em articulação com MSF-Lat e CAMINO.
• Vincular os conhecimentos e práticas de saúde da região para o benefício de nossos pacientes e comunidades no mundo em articulação com os departamentos Médicos e Operacionais das OCs e diretamente com as missões e projetos.
RESPONSABILIDADES
1. Liderança Estratégica da BRAMU
• Contribuir para a gestão geral e estratégias de MSF-Brasil, através do seu papel ativo no Management Team, a fim de apoiar na definição e na implementação de ações que estejam alinhadas entre MSF-Brasil e o Movimento.
• Direcionar a equipe da BRAMU em apoio técnico e estratégico prestado pelo departamento em: Outras Situações de Violência, Migrações, Saúde Mental, Saúde Adolescente, Saúde Ambiental, Saúde de Populações em situação de Vulnerabilidade, Antropologia e Saúde, Doenças Tropicais Negligenciadas e Doenças Emergentes; de forma proativa, considerando as políticas operacionais e as necessidades dos 5 Centros Operacionais e WaCA.
• Realizar de forma constante o mapeamento e o analise de necessidades, crises e bolsões de exclusão, no Brasil e na América Latina, de modo a desenvolver analises e propostas operacionais como missões exploratórias ou analises estratégicos com o objetivo de agregar valor às operações de MSF e ao trabalho da unidade e promover reflexão acerca dessas temáticas
• Desenvolver juntamente com a área de Advocacy uma visão holística de atores externos referente às áreas técnicas relacionadas ao escopo da BRAMU, no Brasil e na América Latina, articulando ações, sempre que pertinente, para agregar valor às operações e à nossa Advocacy medico-humanitária.
• Fornecer direção estratégica, sobre como avançar na solidificação e desenvolvimento do apoio médico-operacional respondendo a perguntas sobre os desafios operacionais de MSF, e sobre provisão de saúde em crises humanitárias com focos nas abordagens integrais à saúde nas áreas de expertise da BRAMU.
• Promover o aumento da capacidade interna e visibilidade da BRAMU através de gestão participativa e sinérgica da unidade, desenvolvimento de novas abordagens, implementação de ferramentas existentes e recomendações estratégico e técnico operacionais.
• Garantir análise transversal de projetos de MSF e capitalização de experiências através da elaboração de documentos estratégicos, propostas metodológicas, recomendações técnico-operacionais e diretrizes provenientes dos resultados de pesquisa e análise, sempre visando o aumento da efetividade e impacto dos projetos de MSF.
• Interagir regularmente com as operações e durante o exercício de planejamento estratégico e anual e / ou a definição de perspectivas médicas e operacionais.
• Coordenar a qualidade do desenvolvimento dos protocolos de investigação da BRAMU, dá suporte editorial e facilita revisões de ética sob a orientação e responsabilidade delegada do Conselho de Ética em MSF.
2. Networking e colaboração com OCs, outras Unidades Médicas, missões e entidades de MSF nas Américas.
• Realizar de forma constante o mapeamento de atores e iniciativas de pesquisa científica relacionadas ao escopo da BRAMU, no Brasil e na América Latina, de modo a desenvolver uma visão holística das potencialidades e capacidades da região com o objetivo de agregar valor às operações de MSF e ao trabalho da unidade e promover reflexão acerca dessas temáticas.
• Conectar com as missões e seções do MSF nas Américas, em sinergia com MSF-Lat e CAMINO, para aumentar as sinergias e a colaboração na pesquisa operacional e apoio especializado aos projetos na região.
• Buscar sinergias com outras Unidades Médicas.
• Identificar e gerir a participação em eventos, treinamentos, conferências e/ou plataformas médicas relacionadas ao portfólio da BRAMU; representando MSF e apresentando o posicionamento e/ou contribuição do Movimento às temáticas propostas.
• Construir uma estratégia de comunicação que provenha visibilidade ao trabalho da Bramu e às abordagens sociais e integradas de saúde impulsionadas pela Bramu, em Saúde Mental, Saúde Ambiental, Saúde Adolescente, e Saúde de comunidades autóctones e vulnerabilidades.
3. Planejamento e monitoramento
• Assegurar boa interação e busca de ativa de sinergias com os departamentos médicos nas OCs e WaCA, e as demais unidades médicas no movimento.
• Em colaboração com MSF-Brasil, Centros Operacionais na região, CAMINO e MSF-Lat, efetuar o monitoramento da situação e tendências de saúde no Brasil e região, incluindo mapeamento de situações de emergência, de modo a compartilhar e disseminar a informação em tempo adequado e com recomendações específicas acerca do potencial envolvimento de MSF.
• Coordenar atividades e delegar responsabilidades ligadas ao compartilhamento de informações, disseminação e comunicação de atividades da BRAMU em: folhetos e publicações, dias de pesquisa operacional, dias científicos, boletins de notícias, conferências científicas e outros fóruns.
• Redigir relatórios anuais e de médio termo, acompanhado constantemente a performance e os indicadores e KPIs da unidade assim como o orçamento da mesma.
• Planejar, coordenar e conduzir o portfólio da Unidade incluindo as visitas ao terreno.
• Coordenar as atividades e a conclusão oportuna do relatório público de atividades da BRAMU.
4. Gestão e desenvolvimento de equipe
• Contribuir para a gestão geral do escritório e estratégias de MSF-Brasil, através do seu papel ativo no Management Team, a fim de apoiar na definição e na implementação de ações que estejam alinhadas entre MSF-Brasil e o Movimento.
• Assegurar avaliações anuais e feedback regular sobre o desempenho do trabalho dos membros da equipe.
• Promover o desenvolvimento da equipe da BRAMU, proporcionando ferramentas e oportunidades de aperfeiçoamento profissional alinhadas aos princípios e valores fundamentais de MSF, a fim de atingir os resultados estabelecidos no plano de ação e crescimento da equipe.
• Apoiar o treinamento no local de trabalho e a capacitação de recursos humanos para o apoio das atividades da BRAMU, em departamentos médicos e nas operações, de modo que uma massa crítica competente que esteja disponível para apoiar a BRAMU em pesquisa operacional e implementação de ferramentas de análise.
• Ser referência para os expatriados quanto ao seu progresso profissional antes, durante e depois das missões fornecendo-lhes orientações adequadas em relação à missão, seu posto e gestão de sua carreira.
• Propor um Plano de Desenvolvimento Individual junto aos expatriados sob sua gestão, visando que eles atinjam seus objetivos profissionais.
• Realizar sessões de Coaching junto aos expatriados sob sua gestão, visando provocar reflexões nos seus objetivos profissionais no curto, médio e longo prazos e como atingi-los.
• Encaminhar e orientar os expatriados, envolvendo-os na tomada de decisão sobre treinamentos, com objetivo de desenvolvimento profissional e qualificação para os desafios de carreira.
• Assegurar a retenção dos profissionais, atentando para identificação de perfis com potencial para a posição de coordenação em missão e dos escritórios da organização.
• Acompanhar junto ao estagiário os trâmites administrativos para idas e vindas de missões, treinamentos e afins, incluindo hospedagem, transporte, seguro, vacinas, vistos, reembolso e tudo mais que seja necessário para garantir a realização da operação.
• Apoiar a Equipe de RH Nacional ministrando cursos de indução, proporcionando imersão nas temáticas humanitárias, técnicas e de MSF para promover qualificação e interação com as causas apoiadas pela organização.
• Construir e manter uma relação de confiança através de um canal de comunicação direta e transparente com o pool de expatriados pertencente à sua gestão, com ações diversas durante a missão, visando estreitar o relacionamento e acompanhar sua evolução.
• Ministrar palestras e apresentações, visando informar e despertar interesse no público geral com foco no recrutamento de expatriados.
[ENGLISH]
MSF-Brazil is an organization committed to promoting inclusion and diversity. We encourage the application of candidates independent of their ethnicity, origin, gender, sexual orientation, age, opinion policies, religious and / or physical difficulties.
OBJECTIVES
Lead the work unit to contribute to the improvement of healthcare provided by MSF to vulnerable populations in migration scenarios, situations of unconventional violence, emerging health conditions and/of environmental origin, mainly through a multidisciplinary approach [Medical, Mental health, Environmental Health, Epidemiology, and Social Sciences] in the processes of planning, implementation, monitoring and assessment of projects..
Ensure harmony between operational needs, opportunities to contribute to MSF's social mission and to the healthcare of our patients, through technical support, development, and integration of innovative research methods, training and analysis, and comprehensive health approaches.
MAIN CHALLENGES:
• Provide technical support by coordinating their efforts to produce dossiers and actions, with Medical and Operational Departments field teams at Operational Centers level, requiring optimal communication and negotiation skills, considering the diversity and articulations.
• Support and lead MSF Brazil since the development of operational support for proximity, medical humanitarian assistance, up to projects in the region, pooling the efforts with MSF-Lat and CAMINO.
• Bring together health knowledge and regional practices to benefit our patients and communities around the world, coordinating OCs' medical and operations departments and alongside with missions and projects.RESPONSIBILITIES
RESPONSABILITIES
1. BRAMU Strategic leadership
• Contribute to the overall management and strategies of MSF-Brazil, in a proactive way jointly Management Team, to support the definition and implementation of actions fully aligned between MSF-Brazil and the Movement.
• Guide the technical and strategic support of BRAMU team to proactively address gaps in the following areas: General Situations of Violence, Migration, Mental Health, Adolescent Health, Environmental-related Disease, Vulnerable Population Health, Anthropology and Health, Neglected Tropical Diseases, and Emerging Diseases; based on the operational guidelines and requirements of the 5 Operational Centers and WaCA.
• Perform continuous mapping and analysis of needs, crises, and exclusion pockets, in Brazil and Latin America, in order to carry out analyzes and present operational proposals, such as exploratory missions, strategic analyzes to add value to both MSF operations and to the teamwork, as well as promote reflection on pertinent themes.
• Develop, a holistic view of external actors within BRAMU's scope of work, Brazil and Latin America, with the support Advocacy team, and implementing timely actions to add value to operations and to our medical-humanitarian advocacy.
• Define key strategies and policies to strengthen and develop medical-operational support, answer questions about MSF operational challenges and health care in humanitarian crisis scenarios, and focus on comprehensive health care of BRAMU expertise.
• Promote the upscaling of BRAMU's capacity and visibility, foster participative management of the unit, develop new approaches, apply innovative tools available, and propose operational strategies and techniques.
• Ensure analysis of key transversal projects of MSF, share experiences in preparing strategic reports and methodological proposals, set technical-operational standards and guidelines outcoming from research and surveys, relevant to increase the effectiveness and impact of MSF projects.
• Collaborate actively with other operations, address strategic and annual planning preparation and/or set the medical and operational outlook.
• Coordinate the development of high-quality protocols for BRAMU studies, provide editorial support, promote the revision of the Code of Conduct, with responsibility previously delegated by the MSF Ethics Board.
2. Networking and cooperation with OCs, other Medical Units, MSF missions, and entities in the Americas.
• Continuously map scientific researches concerning the scope of BRAMU, as well as involved parties and initiatives in Brazil and Latin America, implement a more holistic approach of local' key capacities and strengths, and add value to MSF interventions and to work units and stimulate debate, along with critical reflection on related themes.
• Drive the link with MSF Mission and Section in Americas, closely to MSF-Lat and CAMINO, to strengthen the joint work on operational research, and back up projects in the region.
• Seek partnership with other medical units.
• Identify and assess training needs, manage team member participation in events, workshops, conferences and medical platforms related to the BRAMU scope; represent MSF and present the Movement's position and/or input on issues proposed in different settings.
• Create a communication strategy that provides visibility to BRAMU duties, and to the social and integrated healthcare approach boosted by BRAMU, such as Mental Health, Disease raised from Environment, Adolescent Medical care, and healthcare to members of native and vulnerable communities.
3. Planning, monitoring, and course correction
• Establish strategic alliances and actively search partnerships with medical departments at OCs and WaCA, and other medical units in Movement.
• In close collaboration between MSF-Brazil, Operational Centers in the region, CAMINO, and MSF-Lat, monitoring status and trends in healthcare in Brazil and region, map medical emergencies with timely share and dissemination of information, and related specific recommendations related to the possible involvement of MSF.
• Coordinate major activities, and by the delegation of authority ensure that information is shared and the medical BRAMU activities are spread and communicated: briefing and newsletter, Scienti?c Days and Scienti?c Summit, report on medical activity and high-quality scientific papers, Medical lectures and workshops, among others.
• Prepare and issue annual and periodic financial reports, manage the area's performance based on KPI's indicators, keep accountable to the budget established for the area.
• Planning, organizing, and implementing the unit's core activities, including field visits.
• Coordinate the carrying out of activities and the timely publication of the BRAMU activities report.
4. Team management and development
• Manage activities and ensure that MSF-Brazil strategies are adhered to, actively participate in the Steering Committee to support the definition and implementation of actions that strengthen MSF-Brazil and the Movement.
• Assure annual evaluation of team members and the timely feedback on individual performance.
• Provide the BRAMU team with tools for development and opportunities for continuous professional improvement, based on the fundamental principles and values of MSF. Results must achieve the objectives set out in the team's action and growth plan.
• Promote up-skilling of professionals through on-the-job training to support BRAMU activities in medical and operational fields, so that a competently trained team is available to support BRAMU in operational research, implementation of innovative analytical tools, among others.
Requirements
ESCOLARIDADE
• Pós-Graduação ou Mestrado em Saúde Pública ou áreas afins
• Graduação na área
EXPERIÊNCIA
• Como Coordenador de Missão em MSF ou similar
• Missão em MSF
• Em pesquisa
IDIOMAS
• Inglês – Fluente
• Português - Avançado
• Espanhol - Intermediário
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
• Pacote Office – Intermediário
• Em instituições acadêmicas latino americanas relacionadas a área médica - Avançado
• Protocolos médicos de MSF - Avançado
• Estratégias de atuação de MSF - Avançado
COMPETÊNCIAS BÁSICAS
• Compromisso com os princípios MSF
• Visão estratégica
• Resultado e orientação para qualidade
• Trabalho em grupo e cooperação
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
• Flexibilidade comportamental
• Gerenciamento de estresse
• Iniciativa e inovação
• Estabelecimento de redes e relacionamentos
PRAZO
27/09/2021
RETORNO
Ficamos muito felizes com o seu interesse em trabalhar em MSF. É importante notar que, devido ao grande volume de candidaturas, entramos em contato apenas com os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) (shortlisted).
[ENGLISH]
EDUCATION
• Master's degree (M.A.) or equivalent in Public Healthcare
• Graduation in the area
EXPERIENCE
• Experience within MSF
• Experience in Project Coordination within the MSF, or field experience in similar role with a non-government organization
• Experience research and development
LANGUAGES
• Fluent in written and spoken Portuguese
• Fluent in written and spoken English
• Spanish basic skills
QUALIFICATION
• Computer skills using Microsoft Office applications (Word, Excel, and PowerPoint).
• Latin American Academic Institutions related to Medicine – Advanced level
• MSF Medical Protocols – Advanced level
• MSF Action Strategies – Advanced level
REQUIRED BASIC QUALIFICTIONS
• Genuine commitment to the humanitarian principles of MSF
• Strategic Vision
• Service and Quality oriented
• Teamwork ability
PREFERRED BASIC QUALIFICATIONS
• Dependability and Flexibility
• Think clearly and take decisions under stress
• Leadership and innovation skills
• Influencing and building relationships and network
DEADLINE:
September 27th, 2021
FEEDBACK
We are very happy to know about your interest in working for MSF! However, we would like to emphasize that due to the large amount of resumes we usually receive, we are not able to contact all applicants. Only the candidates who have been approved in the first step of the recruitment process will be contacted.
About the company
SOBRE MSF
Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária médica independente e internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias em mais de 70 países do mundo. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.
MSF oferece assistência imparcial, com base apenas na necessidade dos pacientes, independentemente de sua origem étnica, gênero, credo ou afiliação política. Para manter sua independência de interferência política, MSF depende das doações de indivíduos para a maioria de seus rendimentos. Esse financiamento privado nos dá a liberdade de responder às maiores necessidades de forma independente e tão rápida quanto possível.
MSF-Brasil é um dos 31 escritórios de MSF distribuídos pelo mundo, que reúnem recursos financeiros, recursos humanos e expertise para os projetos de terreno. MSF-Brasil, localizado no Rio de Janeiro, é uma seção associada ao Centro Operacional de Bruxelas e tem suas atividades financiadas com recursos de cidadãos brasileiros.
Em 2018, 190 brasileiros de diversas especialidades foram enviados por MSF-Brasil para projetos pelo mundo. MSF-Brasil conta com mais de 500 mil doadores.
ABOUT MSF
Médecins Sans Frontières (MSF) provides assistance to populations in distress, to victims of natural or man-made disasters, and to victims of armed conflict. They do so irrespective of gender, race, religion, creed, or political convictions.
MSF observes neutrality and impartiality in the name of universal medical ethics and the right to hu-manitarian assistance. MSF claims full and unhindered freedom in the exercise of its functions.
Members undertake to respect their professional code of ethics and to maintain complete independ-ence from all political, economic, or religious powers.
MSF-Brazil has a vibrant team of over 160 people, with F2F teams (approx. 70 people) working out of 4 cities. Being one of the 31 MSF offices around the world, bringing together financial and human resources and increasing expertise to support MSF projects in more than 70 countries, with its Brazili-an Medical Unit and expectations to further enhance our operational support capacity in the next 2 years. MSF-Brazil’s main office is located in Rio de Janeiro with a growing support office in São Pau-lo and has its activities funded by more than 500,000 Brazilian donors. In 2019, MSF-Brazil sent 191 Brazilians professionals from various specialties to projects around the world.
Code: 23770
Registration Date: 2021-09-03
Updated on: 2024-08-07
- Code: 23770
- Registration Date: 2021-09-03
- Updated on: 2024-08-07